"Eu quero é viver"

EU QUERO É VIVER, foi uma frase que ouvi de uma colega, e que no momento achei engraçada até, mas que depois me fez refletir em certo sentido sobre isso. 



Tenho observado algumas coisas por aqui. E cheguei a conclusão que o perfeccionismo é realmente algo bastante prejudicial. Em sua maioria das vezes ele vem acompanhado de uma parcela muito grande de inflexibilidade,  "A pessoa perfeccionista normalmente possui alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros, ela tende a ter uma atenção seletiva aos erros, ou seja, tende a focar apenas no que está errado ao invés do acertos, fazendo com que corrija constantemente pequenos detalhes que possa identificar como "mal feito"." 
"O perfeccionismo patológico está associado a níveis mais altos de sintomas depressivos e de ansiedade. Além disso, é um fator para o desenvolvimento de TOC."
"O perfeccionismo pode se tornar um problema quando a realização de qualquer tarefa se torna desgastante e estressante devido ao elevado padrão de cobrança, preocupação excessiva com os detalhes e o medo de falhar." 

A impressão que tenho, é que o perfeccionista vive em função das regras, de fazer aquilo que lhe traz sensação de ordem e controle. O que torna a convivência com as outras pessoas ruim.
Em poucos dias neste novo ap, já pude observar que o perfeccionismo está presente de forma marcante na vida das moradoras. 
O ápice foi nao querer que meu "quartinho" ficasse na sala por nao ser segundo a moradora "organizado". 
A pessoa perfeccionista não suporta aquilo que foge das regras e do que ela tem por bom e organizado. Mas não parou por aí. Tenho vito suas rotinas freneticas (sei qeu quem trabalha muitas horas por dia, tem uma rotina mais corrida mesmo), mas ao meu ver elas colocam sobre si um fardo que faz com que a vida se torne ainda mais pesada.

 A pia tem que está sempre limpa, as panelas  um espelho de tão brilhante, e as roupas sujas? aaaahhh, essas tem que ser lavadas TODO DIA. Mas não só lavadas, MUITO bem lavadas, observando bem atentas se tudo esta bem limpinho. E o fogão? bom ele tem que está brilhando. Comeu lavou, sujou limpou. Com o chão da casa segue o mesmo modelo. (Hoje observei ela limpar apenas a parte que sujou, deixando a outra parte que não foi ela que usou suja rs e também acenando negativamente com a cabeça por ainda ter louças - que já estavam enxutas - no escorredor) 

Bom, essa é a triste rotina de um perfeccionista, que tenho observado. 
Sem coisas leves, sem passeios, sem diversão, sem sorrisos espontâneos, 
mas apenas: casa > trabalho > afazeres e cama. casa > trabalho > afazeres e cama. casa > trabalho > afazeres e cama. Um ciclo inquebrável e quase sem fim disso.

Uma vida desperdiçada? Bom fica como uma pergunta para você refletir.

E pra mim pessoalmente falando, fica um lembrete para não ser assim, de não ser tão metódica, de não deixar o prazer de viver pelo prazer exagerado de que tudo seja feito segundo as regras, que tudo esteja exatamente no seu lugar, custe o que custar.
Isso além de não ser legal, para quem vive dessa forma, também não é legal pra quem está por perto. Porque n° 1 - Ou você é incentivado a viver daquela mesma forma. E acaba agindo como aquelas pessoas. Ou n 2° você é criticado por não viver assim. 
Bom, eu não quero nem um, nem o outro pra mim. 

Que eu possa sempre me lembrar que depois de um dia exaustivo de trabalho, eu posso chegar, tomar um banho relaxante, respirar, comer uma boa comida sem me preocupar com o que está fora do lugar. Assistir o que eu gosto. Passear pra espairecer. Ler um bom livro. Ouvir uma boa musica, e eu posso dançar pela casa - EU SOU LIVRE. Eu não preciso me deter apenas a FAZER AS COISAS, eu posso ME DIVERTIR FAZENDO AS COISAS, eu não sou um robô. E eu posso muito bem NÃO FAZER AS COISAS quando eu não desejar fazê-las, e tá tudo bem. Eu não serei uma pessoa melhor ou pior por isso. 
>Não estou aqui, condenando a limpeza, ou incentivando a falta de ordem, não mesmo! Até porque já fiz parte do time que queria que tudo sempre saísse como o planejado, e sei muito bem a frustração que isso causa. Organização, limpeza são coisas boas, mas não devem ser nosso foco principal.
Por isso eu estou querendo chamar a sua atenção para aquilo que deve estar ACIMA disso!
* Tá tudo bem se o chão ficar sujo
* Tá tudo bem se a louça acumular hoje
* Tá tudo bem eu não querer limpar o fogão agora
* Tá tudo bem dormir e o fogão não esta brilhando
não precisamos de tais fardos
Nossa vida está além dessas coisas!

Minha paz não está em ver tudo brilhando de limpo, porquê se estivesse. em um dado momento quando eu ficar impossibilitada por algum motivo de fazer meus afazeres domésticos, eu perderia toda a minha paz. Mas se minha paz está em ter alegria e contentamento  com os meus dias, mesmo aqueles dias mais inconstantes e bagunçado, eu terei descoberto o que é a verdadeira paz.


Um último lembrete que eu deixo é:
Nossa vida é muito breve!

E quando um dia ela chegar ao Fim (bom, e esse dia logo vai chegar) creio que não são das coisas limpas que eu vou me lembrar e me orgulhar, Mas sim dos momentos felizes que vivi, dos momentos contentes que colecionei, das risadas espontâneas, e dos amores que cultivei, independente se as coisas estavam perfeitas ou não!

Porque eu não quero perfeição
EU QUERO É VIVER!


________________________________________________
LEMBRETE FINAL:
A PERFEIÇÃO NÃO É AQUI!
_______________________________________________________





Como age um perfec

Não foi pra esta vida que fomos feitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha fraqueza Grita

A dor de não ser acolhida

Peregrina o Gigante Desespero pode ser derrotado